Centro de Estudos Neo-Reichiano

 
O Instituto
moduloM1/QS

“O amor, o trabalho e o conhecimento são as fontes da nossa vida.”
“Devem também governá-la.”
Wilhelm Reich

1997 tem início a primeira turma da Formação Internacional em Análise Bioenergética

2005 início das primeiras turmas de Formação Internacional em Biossíntese

O Instituto Lumen funciona como um espaço terapêutico de estudos e formação, onde as pessoas se inserem em uma rede comunitária, potencializando a experiência teórico-vivencial das linhas de psicoterapia derivadas dos postulados de Wilhelm Reich. A experiência corporal ancora e dá sentido à elaboração e compreensão dos conceitos teóricos de Reich, Lowen, Boadella, Gerda Boysen e Stanley Keleman, e os efeitos de todo este aprendizado teórico-vivencial são ampliados nas atividades oferecidas pelo Instituto Lumen, abrindo possibilidades transformadoras no campo profissional e pessoal de cada um.

Dentro do enfoque Neo-reichiano de Psicoterapia, o Instituto trabalha com a integração dos processos relacionais, energético-corporais e da experiência psíquica. O que se busca é o ser pulsante, conectado com suas emoções, em movimento e apropriado de si mesmo.

Este site é um desafio constante em busca da comunicação e do contato com aqueles que realizam ou desejam realizar a caminhada de crescimento com raízes profundas (grounding), que anseiam um corpo mais flexível e auto-regulado e a mente conectada à sua natureza profunda (Self).

“O amor, o trabalho e o conhecimento são as fontes da nossa vida.”
“Devem também governá-la.”
Wilhelm Reich

No ano de 1990 chegam a Ribeirão Preto as primeiras sementes da Psicoterapia Corporal Neo-Reichiana, com os trabalhos de psicoterapia clínica, grupos de movimento e grupos de estudos.

Em 1993, brota oficialmente, em Ribeirão Preto, o Curso de Formação em Psicoterapia e Terapia Corporal Neo-Reichiana, vinculado ao Instituto Ágora, com sede em São Paulo. Durante três anos o curso mantém esse formato.

No ano de 1996, o "Instituto Neo-reichiano Lumen Ribeirão Preto", com confiança no impulso criador, lança suas raízes e passa a existir de modo autônomo. A partir de um enraizamento profundo, começa seu processo de crescimento e frutificação: a cada ano, uma nova turma é gerada e tem o seu crescimento nutrido e acompanhado, por três anos, dentro do espaço formativo do Lumen. No Instituto, o saber teórico-vivencial é construído com base nas abordagens Neo-reichianas (Análise Bioenergética, Biossíntese, Biodinâmica e Educação Somática) e na Psicossomática.

Em 1997 tem início a primeira turma da Formação Internacional em Análise Bioenergética no Instituto Neo-Reichiano Lumen, filiada ao IABSP/IIBA. Seguindo o processo de expansão, surge em 1998 o Instituto Neo-Reichiano Lumen São Paulo e nasce a Clínica Social do Lumen.

No ano de 2002, a Formação em Análise Bioenergética torna-se independente do IABSP e passa a se filiar diretamente ao IIBA de Nova York (International Institute for Bioenergetic Analysis), surgindo assim a Sociedade de Análise Bioenergética Lumen Ribeirão Preto. Não é por acaso que a metáfora sugerida - e também construída - pelo Instituto Lumen seja uma árvore. A árvore precisa de raízes muito profundas e vigorosas, que dêem suporte e sustentação para o crescimento de uma copa com muitos ramos, brotos e frutos. Se a copa é podada, o crescimento das raízes é inibido; se as raízes encontram impedimento para se aprofundar, a copa também não irá crescer. A expansão do Lumen foi feita de modo integrado, com espaço e nutrientes, com proximidade e troca, pois é preciso uma boa comunicação para que a árvore da vida possa crescer de modo saudável.

Dando continuidade nesse crescimento, no ano de 2005 o Instituto deu início às primeiras turmas de Formação Internacional em: Biossíntese (filiando-se ao International Institute for Biosynthesis, organização internacional situada na Suíça, responsável por certificar os alunos) e Biossistêmica (filiando-se a Scuola di Spcialiazzazione in Psicoterapia Biosistemica di Bologna, responsável por certificar os alunos). A primeira turma que se formou em Biossíntese no ano de 2011 deu início ao Instituto Brasileiro de Biossíntese Ribeirão Preto. No mesmo ano o Instituto Lumen formou a primeira turma de terapeutas em biossistêmica do Brasil.

Os resultados desse crescimento, com a crença reichiana da positividade como estruturante primária do ser, podem ser vistos nos seguintes dados: nos seus 24 anos de existência, o Instituto Neo-Reichiano Lumen formou 810 psicoterapeutas e terapeutas corporais. A Sociedade de Análise Bioenergética de Ribeirão Preto certificou 114 analistas em bioenergética, o Instituto Brasileiro de Biossíntese Ribeirão Preto certificou 13 terapeutas em biossíntese e o Instituto Lumen formou 13 terapeutas em biossistêmica.

E assim, nossa árvore de tantos frutos se espalha plantando novas raízes aqui e em outros estados dando continuidade ao fluxo e à seiva do amor e da vida!

01-mostra-QS/QS
 
Rua Barão do Amazonas2108
Bairro: Jardim Sumaré
CEP 14025-110 | Ribeirão Preto | SP
 (16) 3623-3870
Site desenvolvido por